Início ConteúdosVisite o nosso Infanto-Juvenil. Temos uma história para pequenos e graúdos.

ESPIRITISMO :  FILOSOFIA, CIÊNCIA  E MORAL

C E C

Comunhão Espírita Cristã

Atrás
Princípios
Pedagogia
Prática
Ensino
Mediunidade
Conhecimento
Espiritismo e Ciência
Ciência e Religião

_________________

Estrada de D. Miguel, 423. Baguim do Monte.

4435-677 RIO TINTO

O que é o Espiritismo?

«O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os espíritos; como filosofia, compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações.
Podemos defini-lo assim: o Espiritismo é uma ciência que trata da origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal».

Allan Kardec, «O que é o Espiritismo»,

O Espiritismo, ou Doutrina dos Espíritos é uma doutrina filosófica de consequências morais.
É ciência, é filosofia e é ética (ciência do bem).
Trata-se de um facto histórico, irreversível como é lógico. Esta doutrina foi codificada por Allan Kardec, que compilou «O Livro dos Espíritos», «O Livro dos Médiuns», «O Evangelho Segundo O Espiritismo», «A Génese», «O Céu e o Inferno». «Obras Póstumas» também é de considerar.
Este conjunto de obras é a codificação espírita (o conceito de codificação é  o constante da Biologia - código genético - e do Direito).
Kardec foi um grande pedagogo, homem notável, de cultura até mesmo acima da sua época. Viveu em Paris, na França, em meados do século XIX. O seu papel foi tão importante que é impossível falar de espiritismo sem nos reportarmos à sua obra (por estranho que pareça, ainda tão desconhecida de muitos espíritas).

De quem é o Espiritismo?

O Espiritismo não é de ninguém e é para todos os que com ele se identifiquem como ideal de vida. Nem tampouco é do seu codificador, Allan Kardec. Como a palavra diz, ele apenas o estruturou, em corpo de doutrina, e isso lhe devemos.

A quem abrange o Espiritismo?

O Espiritismo rasgando os horizontes do conhecimento para além da matéria, toca o mais íntimo do ser humano permitindo conhecer-se e conhecer o mundo que o rodeio. Nesse sentido abrange todos os Homens estando para além dele pois estuda as leis naturais ou divinas, perfeitas e imutáveis como o próprio Deus. Como tal deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos da vida. Tanto no científico como  filosófico, ético, moral, educacional ou social.

 

Envie uma mensagem para comunhaoespiritacrista@gmail.com  com questões ou comentários acerca desta página da internet ou sobre o seu conteúdo.
Última modificação: 24-Set-2006